Benefícios do Qi Gong

Físico

No nível físico os benefícios são muitos. A nível motor tonifica os músculos, ossos e órgãos, melhorando a postura e o equilíbrio, o que previne os acidentes por queda, tão comuns aos idosos. Traz também a flexibilidade e desenvolvimento da coordenação, implementando a capacidade na execução das tarefas diárias da vida. Diversas pesquisas médicas e científicas já foram realizadas no que diz respeito às alterações saudáveis que a prática traz para as funções fisiológicas do organismo. Exemplos são: equilíbrio da pressão arterial, aumento da capacidade respiratória, melhoria da imunidade, melhoria das funções digestivas com maior absorção de nutrientes, relaxamento corporal, equilíbrio do sono e diminuição da frequência cardíaca.
Além disso, o Chi Kung vem sendo usado como importante auxiliar no processo de cura e recuperação de doenças graves como no caso do cancro.

Emocional

No nível emocional o Chi Kung traz a purificação de emoções negativas, melhorando a ansiedade, a raiva, a depressão e o medo. Após alguns meses de prática, a pessoa passa a se sentir mais feliz e em paz. Pesquisas confirmam estes efeitos pela atuação no Sistema Nervoso Central e ênfase na liberação de "neurotransmissores da alegria" como a serotonina e diminuição na liberação de "neurotransmissores de tensão" como é o caso da adrenalina.
Para a Medicina Tradicional Chinesa os órgãos são a sede das emoções, e quando saudáveis promovem uma vida emocional equilibrada. Problemas na circulação energética são muitas vezes os grandes causadores da instabilidade emocional, bem como debilitador da capacidade natural em lidarmos com as questões da vida de forma madura e saudável.

Mental

No nível mental a prática traz maior clareza de pensamentos, mais silêncio mental, melhoria na capacidade de planejamento, bem como na memória. A ênfase na harmonia entre corpo-mente-espírito, alcançada pelos trabalhos com o corpo físico, a respiração e o foco no presente, equilibra a relação do pensamento com a acção. Isto traz imensos benefícios, pois ameniza o foco excessivo que nossa cultura possui no Sistema Nervoso e evita os desequilíbrios que isto causa em todas as esferas da vida.

Espiritual

No nível espiritual o Chi Kung é uma óptima ferramenta para promover a conexão com nossas dimensões mais profundas, independente de quaisquer crenças religiosas. Através do equilíbrio naturalmente abrem-se as portas da sabedoria universal e da compreensão de quem somos de verdade.

Qi Gong ou Chi Kung - O método correcto de cultivar e manter a energia da vida

<<< Escolas